Publicidade

Publicidade
O seu agente imobiliário. Se está a pensar comprar ou vender casa, consulte-me.

Glossário

Qual a tarefa?
São centenas os termos utilizados na culinária.
A nossa tarefa é construir um glossário de culinária.
Para isso vamos reter todos os conceitos e termos que forem sendo abordados nas várias receitas colocadas neste blog.
Contamos também com a ajuda dos nossos leitores.


A
ANGOSTURA - É uma bebida amarga e aromática. O seu uso é limitado a algumas gotas para adicionar aroma e sabor a cocktails, saladas e sobremesas. Foi criada em 1824, na Venezuela, na cidade Angostura actual Ciudad Bolívar, pelo médico alemão Dr. Johann Gottlieb Benjamim Siegert. A sua fórmula é mantida secreta até aos dias de hoje. É produzida numa única fábrica na cidade de Port-of-Spain em Trinidad e Tobago.
AZEITE DE DENDÊ - O azeite-de-dendê, azeite-de-dendém ou óleo de palma é um azeite popular nas culinárias brasileira e angolana. É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro (Elaeis guineensis).
B

C
CHALOTA - A chalota ou echalota é uma planta bulbosa do género Allium, originária da Ásia central. Seu nome vem de Ascalão, cidade da Palestina de onde foi trazida para França durante a Primeira Cruzada . Como a maioria das plantas deste gênero, é utilizada com fins culinários. A parte comestível está na raiz, que forma bulbos ovais e seu sabor pode ser definido entre o do alho e o da cebola.
CLARIFICAR -Tornar uma calda limpa empregando-se clara de ovo batida em neve e fervida na própria calda. Depois de levantar fervura, tirar do fogo e coar.
COAR - Fazer passar através de um pano ou peneira bem fina.

D
DEMOLHAR - Cobrir um alimento com água fria ou quente para retirar o excesso de sal, açucar ou para rehidratar.

E
ESFRIAR - Deixar permanecer na temperatura ambiente até o ponto em que se possa tocar.

F
FRIGIDEIRA ANTIADERENTE - Frigideira cujo revestimento não permite que os alimentos se peguem à superfície onde estão a ser cozinhados.
FUNGE - Funge ou pirão é um acompanhamento culinário típico de Angola, confeccionado com farinha de milho ou de mandioca. A farinha é cozida e mexida com muita frequência e de forma enérgica , para que se obtenha a consistência certa. A variante feita com milho adquire uma tonalidade amarela, enquanto que a confeccionada com mandioca apresenta uma cor acinzentada, com laivos de castanho. A consistência final assemelha-se, de certa forma, a uma cola, dado o seu carácter pegajoso. É usado como acompanhamento da moamba de galinha.
G

H

I
INFUSÃO - Líquido que se obtém derramando água fervendo ou outro líquido, como leite, por exemplo, sobre uma erva ou uma planta da qual se quer obter o sabor e o perfume.

J
JINDUNGO - fruto do jindungueiro, parecido com uma malagueta, muito picante e usado na cozinha africana.

K

L

M
MIRTILO - O mirtilo (blueberry) é um arbusto originário de regiões frias do Hemisfério Norte e produz uma baga em geral de cor azul. É cultivado em Portugal na região de Sever do Vouga. São cultivadas algumas variedades: Duke, O’Neal, Bluecrop, Ozarkbue e Goldtraube, todas elas são plantas de mirtilo híbridos do Vaccinium corymbosum. Estes hibridos foram aperfeiçoados ao longo dos anos, os arbustos são mais altos, produzem mirtilos maiores e menos ácidos comparando com o mirtilo selvagem que existe em Portugal, o Vaccinium myrtillus.
N

O
ÓLEO DE PALMA - O azeite-de-dendê, azeite-de-dendém ou óleo de palma é um azeite popular nas culinárias brasileira e angolana. É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro (Elaeis guineensis).

P
PANNA COTTA - em italiano significa literalmente "nata cozida" é uma sobremesa típica da região italiana de Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.

PISCO - É uma aguardente destilada do mosto proveniente de uvas moscatel com elevado teor de açúcar, cultivadas no vale vinícola de Ica no Perú e também nos vales irrigados do norte do Chile. São necessários no mínimo 7Kg de uvas para produzir 1 litro de Pisco.

Q

R

S

T

U

V

X
XAROPE - Calda de água e açúcar que se leva ao forno para ferver durante um período de tempo suficiente para que o açúcar se dissolva.

Y

Z
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...